Contexto Inicial:
Como podemos ajudar as pessoas a aumentarem seu círculo social? Como encontrar pessoas com gostos em comum para terem companhia em eventos? Foram com essas questões que surgiu a ideia do Festivai, a solução digital para conectar pessoas que estão à procura de uma nova amizade para curtir um evento com uma boa companhia.
1.1 Descobrir - Desk Research
Quais são as dificuldades que os usuários enfrentam ao tentar conhecer pessoas com interesses em comuns? E de que maneira poderíamos atender a essas necessidades para tornar esse processo mais fácil?
Como podemos ajudar as pessoas a aumentarem seu círculo social?
Como encontrar pessoas com gostos em comum para terem companhia em eventos?
Através de uma pesquisa feita por uma psicóloga em 2022 (pela BBC) foi possível obter alguns insights do porque é difícil fazer amizade na vida adulta. Mas qual o problema da idade adulta?
Os adultos possuem maior autoconsciência. Embora muitas vezes isso seja positivo, também significa que estamos mais conscientes dos riscos de sermos julgados pelos demais, de que não gostem de nós, de sermos rejeitados ou de sermos magoados.
As duas maiores queixas sobre a dificuldade de fazer amizade foram: falta de confiança e falta de tempo.
1.2 Pesquisa Quantitativa
Pesquisa com os usuários para reunir dados numéricos sobre o público alvo, com o objetivo de confirmar hipóteses e mensurar a tendência do comportamento. Através do GoogleForms, obtemos 15 respostas.
86,67% - tem idade entre 25 a 33 anos.
53,33% - deixam de ir aos festivais caso não tenha companhia.
93,33% - consideram o lineup como fator mais importante do evento.
86,67% - quando não conseguem comprar ingresso através do site oficial, tentam comprar com outras pessoas.
46,67% - já perderam show por não saber o horário que o artista iria tocar.
Resultados como o de deixarem de ir ao festival por falta de companhia e de perder shows por não saber o horário, surpreenderam pelo resultado alto. Muitas pessoas não se sentem confortáveis e podem ficar introvertidos no show por vergonha de estar sozinho. Os horários dos shows, são passados antes do evento, mas caso haja imprevistos, as pessoas não costumam ter previsões, dificultando o acompanhamento.
1.2.1 Hipóteses
Foi formulada algumas hipóteses com base nas respostas da pesquisa quantitativa, para auxiliar na filtragem dos próximos passos.
Como poderíamos fazer o encontro de pessoas com o mesmo gosto em comum?
Como poderia ser a troca/venda de ingressos?
Como fariam o acompanhamento do lineup?
1.3 Pesquisa Qualitativa
Não teve necessidade de fazer pesquisa qualitativa no momento, talvez um próximo passo se for necessário, através de um sorting card. Foi possível modelar o produto de acordo com as necessidades dos usuários recebidas na pesquisa quantitativa.
IMERSÃO
DEFINIÇÃO
2.1 Persona
Através dos resultados obtidos na desk e nas pesquisas com usuários, a persona foi criada para uma experiência mais humanizada e potencializar a comunicação com nosso usuário final.
2.3 Análise F.O.F.A - SWOT:
Para nos ajudar a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do nosso futuro projeto.
IDEAÇÃO
3.0 Benchmark
Decidi mapear as funcionalidades oferecidas pelos principais concorrentes e identificar quais são as mais valorizadas pelos usuários.
3.1 Jornada do Usuário
Montamos a jornada do usuário para descrever a trajetória que um consumidor percorre e sente ao interagir com um produto ou serviço, desde o primeiro contato até a conclusão da compra e além.
3.2 Wireframes:
Montei alguns wireframes de baixa fidelidade para passar a ideia final do produto.
PROTOTIPAÇÃO
Com o nome decidido e pesquisas sobre quais cores fariam sentido foi desenvolvido o aplicativo final.
4.1 Ui Interface:
Cores: O roxo é uma cor que se destaca, além de remeter a criatividade, ajuda a chamar a atenção do usuário para elementos importantes, o verde água além de versátil, é agradável a vista, o que pode melhorar a experiência do usuário.
Fonte: Jockey One, a fonte é altamente legível, estilo moderno e divertido, versátil onde combina em diversos tamanhos.
Botões: considerados mais visíveis aos olhos. botões retangulares com bordas arrendondadas, exige menos esforço cognitivo.